Risco é a possibilidade de perda ou ganho em um investimento aplicado; o investidor ao investir, ele escolhe a opção do melhor investimento que lhe traga boa rentabilidade para compensar ao risco que está assumindo mediante ao mercado. Os riscos assumido se divide em três aspectos:
- Riscos de Mercado: é a oscilação que o mercado se encontra pelo seu preço, taxa de juros, cotação da moeda e outros; ou seja, o preço de um algum ativo pode variar mediante o período de tempo sendo negativo ou positivo, denomina-se volatilidade (medida da oscilação). De uma forma simples, é o resultado final diferente da expectativa esperada.
- Riscos de Crédito (Contraparte): é alguém não cumprir com as suas obrigações, ou seja, é não receber o que lhe devem de algum parente, banco ou governo.
- Riscos de Liquidez: é a dificuldade de vender um ativo pelo preço de mercado atual, ou seja, você está com um ativo no valor de R$ 20,00, mas com a situação do mercado financeiro apresentado não consegue vender por esse valor, e para conseguir se livrar desse ativo acaba rebaixando o seu valor para R$ 17,00 por exemplo, para que consiga eliminar o ativo sobre o seu poder.
Fontes: Material do Edgar Abreu e Formação no Mercado Financeiro (BM&FBOVESPA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário