No qual, a primeira Bolsa de Valores surgida no mundo, foi em Amsterdã em 1602, sendo administrada pela lendária Companhia das Índias Orientais que envolviam poderes de empresas e militares. Companhia das Índias Orientais chego num auge se estar sobre seus poderes um total de 50.000 empregados envolvendo todo tipo de profissionais de economia/administração/mercador entre outros, 150 navios de porte grande para comércios, 40 navios grandes de guerra, 10.000 soldados e diversos navios de pequeno suporte.
Companhia das Índias Orientais sobreviveu por mais de 200 anos, até que suas despesas começaram a superar aos seus lucros e acabaram falindo em 1799, e as novas empresas não-militarizada foram se separando dessa antiga companhia com o tempo, até que em 1815, o governo Holandês liquido a existência da companhia, passando todo seu poder e soldados para o Poder do Governo Imperial.
Bolsa de Valores?
Para entendermos mais facilmente sobre a Bolsa de Valores, iremos começar desde o início o que são "Ações". O que é uma Ação? Ação em termo de Economia, é uma Administração de Empresa, no qual um Acionista (o que investe ou compra) possui uma determinada parte ou porcentagem da empresa em seu nome se tornando um dos sócios, quanto mais ações ele comprar e possuir, ele poderá se tornar o dono da Instituição que é Acionista, por motivo disso os especialistas em Economia e Administração de Empresa só negociam no máximo 49% das ações na bolsa de valores.
Ações se dividem em dois tipos:
- Ação ON (Ordinária Normativa): São de grande interesse dos investidores e profissionais de empresas, no qual oferecem voto nas decisões, no qual permite que o acionista participe ativamente da empresa.
- Ação PN (Preferencial Normativa): Esse tipo de ação são mais direcionados para acionistas que tem como interesse como fonte complementar de renda, não possui direito ao voto, mas nas ações PN, o acionista recebe dividendo (lucro) em primeiro lugar.
Para ser um acionista, qualquer pessoa adulta pode, basta apenas ter um dinheiro guardado e que esteja com coragem para arriscar a sorte, no qual é um jogo de risco, você pode tanto investir em ações e lucrar com isso como também perder muito, você não chega perder tudo, mas pode chegar a perder uma grande parte do investimento; para se tornar um Acionista, basta apenas procurar uma Corretora cadastrada na CVM (Comissão Valores Mobiliários) e estar com seguintes documentos em mãos "CPF, RG, Comprovante de Residência no Brasil e um Comprovante de Renda. Após cadastramento será aberto uma conta para você na BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo), após isso estará liberado para comprar e vender suas ações! No qual as Ações se dividem em três tipos "Fundo Profissionais de Investimento, Clube de Investimento e Home Broker (Investir Pessoalmente)".
- Fundo Profissional de Investimento: É uma opção indicada para os que estão começando e não possui conhecimento nenhum em setor de Economia, no qual se inicia comprando uma cota num valor mínimo de R$ 1.000,00 reais e não se precisa fazer mais nada, porque se irá comprar suas ações automaticamente e receberá o lucro disso, no qual o risco disso é muito baixo e o lucro também e se cobra uma taxa extra pelo trabalho que eles fazem.
- Clube de Investimentos: São parecidos com fundos, mas não se é tão profissional, no qual é necessário para fundar um Clube de Investimento com 3 a 150 acionistas para em grupo comprar e unir com suas ações compradas, no qual possui a vantagem de possuir muitos acionistas uma facilidade e privilégio de poder investir em ações com preços muito mais elevado e caros na Bolsa de Valores, cobram taxa mais sendo mais baratas que o fundo, o risco de investimento é médio, para escolher que tipo de ações irá ser comprada é decidido em grupo e o lucro é mediano!
- Home Bloker: Esse tipo de investimento é para pessoas que possuem e querem investir pessoalmente na Bolsa de Valores sendo único Acionista da Instituição, no qual gera um risco tremendo também em agir sozinho em investimentos, que por mais que gere mais lucro na bolsa de valores, se tiver algum prejuízo na Bolsa de Ações, irão somente cair sobre você e se responsabilizará sozinho, essa é a única desvantagem. Home Bloker da oportunidade também de comprar suas ações via internet ou simplesmente ligando para seu Corretor e fazendo seus pedidos e não se paga taxa nenhuma, somente ao corretor! Risco são altos como falei, você poderá optar em que tipo de ação quer investir e o lucro poderá ser grande mas sem possuir nenhuma garantia de recebe-las sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário