quarta-feira, 9 de julho de 2014

Revolução Constitucionalista de 1932

Essa Revolução surgiu por motivo de insatisfação da população paulista pelo governo provisório de Getúlio Vargas, tendo o povo esperado pelas eleições do povo governante, mas o governo provisório se mantinha.

Em 1930 houve Revolução que levaram Getúlio Vargas ao poder, gerando a partir dai muita insatisfação e criticas de como Vargas governava, os grandes proprietários que haviam perdido, se tornaram mais insatisfeitos ainda, no qual em 1932 houve participações por estudantes, fazendeiros, comerciantes e entre outros.

O povo insatisfeito começaram a passar seguintes exigências:
- Elaboração de uma Nova Constituição e a convocação de eleição para Presidentes
- Saída imediata de João Alberto e nomeação de um interverto paulista
- Queriam mais democracia participações na vida política do Brasil

Vargas não atendeu ao pedido do povo, no qual em 1932 a população brasileiras saíram nas ruas em manifestações, nos primeiros manifestos houve grandes conflitos com a policia locais, no qual gero a morte de quatro estudantes "Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo", com as iniciais do nome desses estudante, transformaram em um símbolo revolucionário "MMDC".

No ano de 1932, foi uma verdadeira Guerra Civil ocorrida no Brasil, os protestantes utilizaram todo meio de mídia e de informações para transmitir pelo o que eles lutavam e mobilizaram grande parte da população, houve participação dos estados de São Paulo, sul do Mato Grosso e o sul de Minas Gerais.

Com apoio do sul do Mato Grosso, São Paulo enfrento as forças militares federais do governo, no qual resulto a rendição e derrota deles em 28 de Setembro de 1932, as baixas foram de três mil brasileiros mortos em combate e cinco mil feridos durante conflito. Mesmo os paulistas derrotados nessa revolução, conseguiram conquistar alguns dos desejos por eles exigidos como "Constituição sendo promulgada em 1934, trazendo alguns avanços democráticos e social para o país!".


                                              Fonte: SuaPesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário