Antigamente não se existia Bancos, onde o povo guardava os seus dinheiros em casa, e o primeiro banco, surgiu na Idade Média, fazendo assim uma grande diferença e mudanças, trazendo muitas vantagens e desenvolvimento na Sociedade. Com surgimento dos Bancos, os comércios, e viagens com dinheiros se tornaram mais fácil e rápidos, onde cada um pagava o outro pelo recibo que recebiam dos banqueiros.
Esse recibo que surgiu se torno popular como forma de pagamento o que representava o valor que o cliente do Banco depositou, e sendo depois substituídos pela "moeda de metal", e muito tempo depois surgiu o dinheiro em papel, as cédulas com a permissão do governo. Mas ai surge a pergunta "porquê uma cédula se torno tão famoso e sucedido hoje?", por um motivo bem simples, avaliaram que seria mais fácil carregar uma cédula representando o valor (por exemplo 20 cédula) do que 20 moeda de metal no bolso, dando vantagem de ser menas coisa para a pessoa carregar e mais seguro em partes. Com isso a cédula se torno mais visível e o modo mais utilizado por oferecer facilidade.
Mas os anos passaram, e os Bancos começaram a ter problemas com as cédulas, começaram a emitir cédulas de modelos diferentes, referente aos que eles colocavam em circulação na Sociedade, hoje seria "falsificação do dinheiro". Acabaram optando em utilizar o modelo de cédula do banco que mais se destacava naquele tempo, tendo privilégio de emitir mais cédula e ser principal banco da região a ser principal Banco do Governo.
O Banco da Inglaterra (British Bank), foi o Banco privilegiado e se tornando o banco inglês mais importante, passando a utilizar suas cédulas como modelo para o País, e oferecia empréstimos aos outros bancos quando precisassem, abrir conta neles, podendo pagar as dividas que possuíam em outros bancos, o que se torno "Banco dos Bancos". E isso duro até o século XIX, o que nisso, os bancos privilegiados se tornaram o Banco Centrais, e mais tarde no século XX, foi criado os bancos centrais que hoje existem.
British Bank
No Brasil, o Banco Central foi criado pela Lei 4.595, em 31 de dezembro de 1964, no tempo quando era governado o país pelo Humberto de Alencar Castelo Branco. Mas antes de ser inaugurado no Brasil o Banco Central (BACEN), as suas funções eram exercidas pela Superintendência da Moeda e Crédito (SUMOC), pelo Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Mas os primeiro bilhetes que deram origem das cédulas foram feitas em 1810 pelo Banco do Brasil, o primeiro Banco Público da América do Sul e o 4° do mundo, sendo feita sua criação pelo D. João VI em 1808.
D. João IV
Os Bancos Centrais hoje, exercem um papel muito importante na Sociedade, eles não emitem apenas cédulas de dinheiro de modo seguro para a Sociedade, ele controla a entrada e saída da cédula, onde se ele emitir muitas cédulas para a Sociedade, pode ocorrer sérios problemas como as inflações, mas também não pode liberar pouco porquê pode ocorrer sérios problemas também como a pobreza e desemprego, então, pode-se dizer que eles exercem um cargo muito importante hoje. Oferecendo também benefícios aos Bancos Comerciais, uma ajuda seja quando precisarem para melhor atender seus clientes e seu desenvolvimento.
Para o Banco Central hoje, precisa-se estar sempre atualizado e possuir tecnologia avançada para melhores resultados, no qual em 2002 o Banco Central do Brasil (BACEN), levou a se atualizar no Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), um dos mais moderno do mundo. SPB oferece uma vantagem excelente, dando para todos oportunidade mais prática e segura para o País, para os Bancos e até os seus clientes.
Fonte: Banco Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário