segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Onde surgiu o Dinheiro/Moeda?

Todos tem a duvida do surgimento do Dinheiro/Moeda e se sempre foi como hoje é representado, mas na realidade, o formato do Dinheiro/Moeda representada na Sociedade hoje passou por vários processos de desenvolvimento.

Milhões de anos atrás não se existia moedas, Sociedade tinham como meio a troca de objetos um pelo outro, por exemplo: Uma vasilha por uma Faca, Flecha por algum objeto. Mas isso causava muita confusão com o aumento da população e seu desenvolvimento, porque em ambos tinha que concordar com a troca de venda e se o produto que estava trocando custava o mesmo valor em ambos lado.

Foi quando a Sociedade com toda essa confusão, decidiram chegar a um acordo, que cada objeto ou utensílio por eles trocadas, seria oferecida um valor diferente, onde alimentos e objetos como pele, conchas e entre outros foram utilizado como moeda. Funcionando também aos prestava mão de obra a alguém, recebia em troca uma quantia de alimento ou objeto que valesse o seu trabalho prestado.



Décadas se passaram, e na Idade Medieval, a população veio a se desenvolver muito, ocorrendo grandes Comércios, que adaptaram o uso do simbolo monetário a prata, metal precioso, ouro, por elas possuírem uma beleza rara e a dificuldade de obtenção da população, o que trazia vantagem de ajudar no aumento do seu valor, trazendo em si muito lucro aos comerciantes. Facilitando muito o manuseio e facilitação de carrega-las e utilizar nos Comércios. Onde podemos reparar que em filmes da idade média, tinha muitos feudais que carregavam grandes sacos de moeda de ouro ou prata, que eram pesado para em seguida poderem comprar e dar o valor certo a mercadoria.


Foi quando começaram a reparar que sair pelas estradas com grandes sacos de moeda era perigoso, quando surgiu os chamado "ourives", pessoas de confianças, no qual guardavam seu dinheiro e a sociedade não sofrerria o risco de serem assaltados. E desse modo, quando os Ourives guardavam o dinheiro de quem depositava, davam o recibo escrito a quantia por ele guardada, onde quando o proprietário desejasse de novo o seu dinheiro, era apenas ir la e mostrar o recibo. E quando a pessoa fosse comprar algo nas lojas, assinava um recibo do qual o comerciante se dirigiam aos Ourives para retirar a quantia gasta pela pessoa. Mas até que os Ourives se cansaram de tanto assinar recibos para os outros, que criaram um modo da pessoa paga a outra em forma de recibo, onde era um papel que constava um valor diferente do ouro ou a prata, o que hoje representa o dinheiro em papel, foi a criação da primeira cédula. Através disso, os ourives começaram a emprestar a reis, governantes e a população em troca de benefícios a eles, e com isso surgem os primeiros "Banqueiros".

Primeira Cédula

Hoje pode-se dizer que utilizamos o dinheiro para tudo, no Mundo Moderno, sempre pagamos um preço por algo, podendo citar quando compramos uma casa, alimento, entre outros... Hoje além do dinheiro e cédula, existe outras formas de pagamento, como citado antigamente os Ourives entregavam aos comerciantes um recibo em troca do ouro ou prata, hoje ocorre a mesma coisa, quando queremos algo, podemos utilizar em forma de talões de cheque/cartão de crédito. E com a criação da informática, tudo se torna mais possível, podendo até usar o dinheiro através de via internet com o desenvolvimento vasto que a Sociedade enfrenta.



"O Fato é que, quando uma família trabalha, usa bem o dinheiro e tem alguma poupança, pode viver melhor. A mesma coisa acontece com o País. Por isso se diz que a verdadeira riqueza de um país é a capacidade de produção de seus habitantes. Quanto mais eles produzem, melhor viverão". (BC - Banco Central)



Fonte: Banco Central


Nenhum comentário:

Postar um comentário